sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

sindrome de down

                                         Síndrome de Down


Síndrome de Down(Trissomia do cromossomo 21)

  O que é? 
 
É a forma mais frequente de retardo mentel causado por uma aberração cromossômica microscópicamente demonstrada.É caracterizada por história natural e aspectos fenótipos bem definidos.É causada pela ocorrência de três cromossomos no par 21.

Características clínicas:
Pode incluir retardo mental e uma face típica, costumam ser menores que uma criança normal de sua idade,além de terem um desenvlovimento fisico e mentel mais lento que as outras crianças sem a síndrome,porém podem chegar a ter um desenvolvimento progressivo e tornaren-se  grandes profissionais, claro que dependendo do estímulo por ele recebido.

Características fisicas:
- Achatamento da parte de trás da cabeça
- Inclinação das fendas palpebrais
- Pequenas dobras de pele nos cantos dos olhos
- Língua proeminente
- Ponte nasal achatada
- Orelhas ligeiramente menores
- Boca pequena
- Tônus muscular diminuídos
- Mãos e pés pequenos
- Pele na nuca em excesso

Cuidados especiais com essa criança:
- 80% a 90% das crianças com síndrome de down têm deficiência de audição. Avaliações audiológicas precoces e exames de seguimentos são indicados.
- 30% a 40% dessas crianças tem allguma doença congênita go coração.Muitas delas terão que se submeterem a uma cirurgia cardíaca e precisarão de um acompanhamento cardiológico ao longo prazo.
- Anormalidades intestinais também acontecem com uma certa frequência, a exemplo a estenose ou atresia do duodeno,imperfuração anal e doenças de Hirschsprung.Por isso é necessário um acompanhamento de um especialista no asunto.
- Geralmente tem problemas oculares, de 3% a 4% tem catarata,ou podem ainda ter estrabismo,miopia entres outros problemas oculares que podem apresentar.Recomenda-se a visita ao oftalmologosta precocemente.
- Outra preocupação relaciona-se ao aspecto nutricional, algumas crianças tem dificuldades de ganhar peso,por outro lado é comum a obesidade na adolecência.Porém são aspectos que podem ser previnidos com a ajuda de um nutricionista.
- Deficiência de hormônios tireóideanos são comuns nessas crianças, o que pode acabar comprometendo o funcionamento do sistema nervoso desta criança,porém há tratamentos e modos preventivos.
- Problemas ortopédicos são bastantes vistos nessas crianças, que geralmente não costumam apresentar sintomas,mas podem comprometer o desenvolvimento ''normal''desta criança.
- Outros aspectos importantes nessas crianças e no que se diz em relação ao sistema imunológico, pois podem apresentar leucemia, doença de alzheimer,convulsões,apnéia do sono e problemas de pele.Por isso é importante que sua alimentação seja rica em vitaminas e nutrientes necessários ao seu corpo.


Desenvolvimento da criança
  
Como é o desenvolvimento em sala de aula dessa criança?







 * O desenvolvimento de uma criança portadora da síndrome de Down se difere em pouca coisa do desenvolvimento das demais, dessa forma ela pode freqüentar uma escola de ensino regular, pois o convívio com outras crianças não portadoras da síndrome irá colaborar no seu desenvolvimento. Além disso, essa convivência também é positiva para as demais crianças, pois faz com que cresçam respeitando as diferenças, sem nenhum tipo de restrição em seu círculo de amizade, seja por raça, aparência, religião, nacionalidade.


    * o portador da síndrome de down apresenta dificuldades em decompor tarefas,juntar habilidades e idéias,reter e transferir o que sabem,se adaptar em situações novas ,portanto todo aprendizado deve ser estimulado a partir do concretonecessitanto de instruções visuais para consolidar o conhecimento.
Outras atividades comuns na infância também beneficiam o desenvolvimento psicomotor e global: pular corda, jogar amarelinha, jogos de imitação, brincadeiras de roda, subir em árvores, caminhadas longas, uso de brinquedos de parque como balanço, escorregador e gangorra.   
   
O preconceito em relação a doença:



Vários aspectos contribuíram para o atraso mais acentuado em relação as crianças portadoras da síndrome, entre eles o preconceito,o que no passado fez com que os mesmos no passado não se desenvolvesse cognitivamente,pais e professores não acreditavam na possibilidade de alfabetização,eles eram rotulados como pessoas doentes,e portanto,excluídas do convívio social,atualmente sabe-se que há um atraso no seu desenvolvimento porém é possível tal educação.
      Pessoas com síndrome de down tem apresentado avanços impressionantes em relação também ao processo de inclusão e vem rompendo barreiras.Em todo mundo,há pessoas com a síndrome ocupando os mais diversos cargos,eles trabalham,estudam,se casam...   
     Esta criança deve ter acesso às práticas esportivas, iniciando-se no esporte através da exploração e manuseio dos materiais e participando depois de jogos em grupo com orientação adequada.
    *O trabalho psicomotor deve enfatizar aspectos como equilíbrio, coordenação de movimentos, estruturação do esquema corporal, orientação espacial, ritmo, sensibilidade, hábitos posturais e exercícios respiratórios.
    *Com os portadores da Síndrome de Down deverão ser desenvolvidos programas de estimulação precoce que propiciem seu desenvolvimento motor e intelectual, iniciando-se com 15 dias após o nascimento.
    *As pessoas com Síndrome de Down podem executar tarefas rotineiras, sem dificuldade, mas a limitação cognitiva dificulta o raciocínio abstrato, o que torna mais difícil, tarefas que envolvam associação, discriminação, assim como as que envolvam matemática. Deve-se ter uma visão real das necessidades e dificuldades da criança e o que se pode fazer é ajudá-la através de uma estimulação sensível e coerente com as suas condições.
   *A deficiência mental está presente no quadro da Síndrome de Down mas os atrasos motores são corrigidos se bem estimulados desde cedo, com um trabalho desenvolvido pela criança de maneira espontânea, criativa e afetiva. Jogos e brincadeiras são instrumentos importantes para ajudar a estimulação da criança e favorecem uma boa relação entre família e a mesma, pois trazem prazer e satisfação.
    Assim, elas se sentirão mais seguras para uma inclusão na sociedade possibilitando um grande êxito, pois em mundo onde as diferenças individuais são pouco respeitadas, a criança portadora de Síndrome de Down, como todas as outras, precisa saber contornar certas situações e ter confiança para poder participar de um grupo social e escolar.

Um comentário:

  1. eu gostaria de saber como estão hoje Fabio e Gabriela e sua filha valentina

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